Portugal repete o "muda aos três e acaba aos seis"

Portugal repete o "muda aos três e acaba aos seis"

Fente à selecção das Ilhas Faroé, a Turma das Quinas conseguiu nova goleada de 6-0, agora com um hat-trick de André Silva

Faroe-vs-Portugal-06Obrigada a vencer no terceiro jogo de qualificação para o Mundial FIFA da Rússia 2018, a Selecção de Portugal que na passada sexta-feira venceu Andorra por 6-0, repetiu a dose frente às Ilhas Faroé , e tal como no jogo anterior também agora conseguindo metade do triunfo até ao intervalo para dobrar a vantagem na etapa complementar. André Silva, o jovem ponta-de-lança do FC Porto foi o homem do jogo ao conseguir à sua conta um hat-trick no primeiro tempo, três golos apontados claramente com o seu instinto de goleador que começa agora a confirmar também com a camisola da Selecção Nacional.

PUB

No segundo tempo, houve ainda tempo para mais três golos, aqui distribuídos por igual número de autores. Cristiano Ronaldo, João Moutinho e João Cancelo, este último a conseguir o seu terceiro golo em três internacionalizações pela Selecção A, fecharam assim uma contagem perante uma formação deste arquipélago ao largo da Dinamarca que mostrou estar muitos furos abaixo da qualidade exibida pela formação que transporta as insígnias de campeã europeia de futebol.

O seleccionador Fernando Santos, tendo analisado a forma como a Selecção Nacional se apresentou contra Andorra, resolveu para este jogo operar algumas alterações na linha média da sua equipa. Rui Patrício manteve-se naturalmente entre os postes, com um quarteto defensivo em que João Cancelo, Pepe e José Fonte receberam desta feita a companhia de Antunes por via da ausência por lesão de Raphael Guerreiro. Depois, no meio-campo, lugar então às alterações, com William Carvalho e João Mário a surgirem nos lugares entregues antes, frente a Andorra, a João Moutinho e Bernardo Silva. Moutinho, no segundo tempo, viria a ser chamado para render João Mário, mas Bernardo Silva não saiu desta feita do banco de suplentes.

Faroe-vs-Portugal-01Faroe-vs-Portugal-05Faroe-vs-Portugal-07

Altamente eficaz, Portugal conseguiu os primeiros três golos, por André Silva, nas oportunidades que teve efectivamente para marcar, tirando o melhor partido de um ou outro erro do guarda-redes Nielsen, que por duas vezes defendeu para a sua frente onde apareceu sempre muito bem colocado o ponta-de-lança do FC Porto para rematar ou cabecear para o golo.

Jogando ao lado de Cristiano Ronaldo, ou mais propriamente à sua frente, na Selecção de Portugal que muitas vezes apareceu com um esquema táctico em 4x2x3x1, com William Carvalho e André Gomes à frente da defesa, com o capitão Ronaldo atrás de André Silva aparecendo os corredores entregues a João Mário e Quaresma, o jovem André Silva irá recordar este jogo como aquele em que apontou três golos com a turma das Quinas, tendo estado à beira de fazer o seu quarto golo no segundo tempo, num lance em que Nielsen defendeu com uma palmada desviando a bola e fazando-a passar rente ao poste mais afastado da sua baliza mas pela linha de fundo.

Quem acabou por não falhar foi Cristiano Ronaldo, num remate colocado ao ângulo da baliza da turma da casa, ao minuto 60, fazendo o 4-0, um resultado que viria a ser de novo alterado já com Gelson Martins em campo sobre o minuto 90. É certo que o jovem médio sportinguista não marcou mas esteve nos lances dos dois golos, primeiro por João Moutinho, concluído com um remate colocado sem possibilidade de defesa para Nielsen, e depois por João Cancelo, ele que, sendo defesa laeral direito, leva já três golos na Selecção A de Portugal em igual número de jogos.

Faroe-vs-Portugal-04Faroe-vs-Portugal-12Faroe-vs-Portugal-03

Portugal conseguiu assim uma importante vitória neste grupo B de apuramento para o Mundial da Rússia, um grupo que continua a ser liderado pela Suíça com nove pontos (venceu esta segunda-feira fora de casa a formação de Andorra por 1-2), surgindo Portugal na segunda posição do grupo com seis pontos. A Hungria e as Ilhas Faroé dividem o terceiro lugar do grupo B com quatro pontos à frente da Letónia com três pontos e de Andorra ainda sem qualquer ponto. O próximo compromisso duplo da Turma das Quinas acontecerá a 13 de Novembro na selecção à formação da Letónia.

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter

Faroe-vs-Portugal-10Faroe-vs-Portugal-11Faroe-vs-Portugal-02

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.