Benfica 2-1 Sporting... o jogo ao minuto!

Benfica 2-1 Sporting... o jogo ao minuto!

O Benfica venceu o jogo frente ao seu arque-rival Sporting por uma diferença tangencial, fruto de um jogo mais estruturado na linha média

Benfica-Sporting001O Benfica recebeu este domingo, 11 de Dezembro, o rival Sporting em jogo da 13ª jornada da Liga NOS, uma partida que deixou os "encarnados" na frente do campeonato , de novo com cinco pontos, uma partida vivida em clima de rivalidade maior do futebol português que, e apesar de ter sido declarada como "de alto risco", foi vivida com fair-play e sem grandes casos dentro das quatro linhas, acabando por ser ganha pela equipa da casa, por 2-1, com golos de Sálvio e Jiménez, contra um golo apontado por Bas Dost no segundo tempo.

PUB

Em termos de equipas, o Benfica apresentou uma surpresa no "onze", não com a chamada de Jonas como chegou a ser referido ao longo da semana, ele que nem chegou a ir ao banco de suplentes, mas com a inclusão no "onze" inicial do médio Rafa Silva, relegando Franco Cervi para o banco de suplentes.

Já do lado do Sporting, ausência de novidades num "onze" em que Jorge Jesus chamou Adrien Silva e Gelson Martins, eles que foram dados inicialmente como "em dúvida" mas que integram a equipa leonina. Joel Campbell começou o jogo no banco para dar lugar a Bruno César, mas este foi um elemento a menos na equipa leonina, acabando por dar o seu lugar ao intervalo exactamente a Campbell, com o costa-riquenho a entrar para fazer a assistência para o golo do holandês Bas Dost.

O LusoGolo acompanhou este jogo com a referência aos lances mais significativos aqui mesmo, em directo a partir do Estádio da Luz, com a análise do jornalista Jorge Reis que foi dando conta da forma como as duas equipas evoluíram ao longo da partida.

 MG 0157 MG 0315 MG 0197

O jogo no Estádio da Luz...

Vitória justa do Benfica frente a um Sporting que não conseguiu ter supremacia no jogo nos primeiros 45 minutos e que, depois disso, já com a sua equipa "reconstruída", com a entrada de Campbell para o lugar do "desaparecido" Bruno César, teve que correr atrás do prejuízo, aumentado com o segundo golo benfiquista na entrada do segundo tempo ao minuto 47, por Raúl Jiménez.

O Benfica pôde então apostar mais no controlo da partida, é certo que ainda sofreu um golo apontado por Bas Dost na única vez que a defesa do Benfica adormeceu por completo, mas depois disso foi sempre o conjunto da casa quem mais serenidade teve acabando por vencer os três pontos e com isso alargando uma vez mais a distância para os seus rivais na corrida pelo título no campeonato.

LG-Fim

94' - FINAL DO JOGO no Estádio da Luz com o Benfica a vencer a partida (2-1) e a dilatar uma vez mais a vantagem na frente do campeonato para cinco pontos sobre o Sporting, que cai para o terceiro lugar atrás do FC Porto. Os "dragões" estão a quatro pontos do líder Benfica.

 MG 0087

93' - Vai terminar a partida com o Benfica a controlar os últimos instantes da partida.

92' - Aquecem os ânimos junto ao quarto árbitro com os dirigentes do Sporting e Jorge Jesus a reclamarem das decisões de Jorge Sousa em permitir que o jogo páre para assistir um jogador dos "encarnados"

90' - O árbitro dá mais quatro minutos.

90' - Estão no Estádio da Luz 63.312 espectadores.

LG-Substitui

90' - Entra na equipa do Benfica o grego Samaris para a saída de Rafa Silva.

88' - O Sporting procura agora pressionar com tudo sobre a grande area do Benfica que defende a bvantagem tangencial. Rui Vitória vai fazer entrar Samaris.

LG-Substitui

84' - Sai na equipa do Sporting o avançado Bas Dost e entra outro avançado, o brasileiro André Filipe, jogador que o técnico Jorge Jesus já comparou com o "levezinho" Liedson.

83' - Livre muito mal cobrado pelos homens do Benfica que desperdiçam assim lances que poderiam ter outro seguimento.

LG-Amarelo

82' - Mais um cartão amarelo, agora para Coates, por carga sobre Jiménez.

LG-Amarelo

80' Cartão amarelo para Zeegelaar por falta sobre Jiménez.

79' - Que grande lance de Rafa Silva a inventar espaço entre a defesa do Sporting quando não tinha apoio para fazer melhor.

76' - Rui Vitória tem a aquecer Samaris, Carrillo e Mitroglou.

LG-75Min

75' - Entrada dura de Joel Campbell sobre Rafa Silva com os benfiquistas a pedirem cartão amarelo que o árbitro Jorge Sousa não mostra.

LG-Amarelo

73' - Falta ofensiva de Raul Jiménez que vê o cartão amarelo exibido por Jorge Sousa.

72' - O Benfica quebrou muito após o golo do Sporting que tem agora o jogo aparentemente controlado. Danilo, que o técnico Rui Vitória chamou a este jogo no segundo tempo, está a ser um elemento a menos na turma encarnada.

 MG 0399 1

69' - Bas Dost fez o mais fácil que foi cabecear para o golo depois de um cruzamento perfeito de Joel Campbell do lado esquerdo do ataque leonino.

LG-Golo

68' - GOLO... É do SPORTING - Marca BAS DOST após cruzamento de Joel Campbell. Um cabeceamento irrepreensível do avançado leonino não deu hipótese ao guarda-redes Ederson.

LG-Substitui

64' - Alteração agora na equipa do Benfica. Sai Gonçalo Guedes para a entrada de Franco Cervi, ele que neste jogo deu o seu lugar de titular a Rafa Silva.

LG-60Min

60' - Defesa apertada de Ederson que salva a equipa benfiquista do que seria o primeiro golo dos "leões". Grande intervenção do guardião do Benfica.

LG-Substitui

60' - Mais uma mudança no Sporting... entrada de Alan Ruiz para a saída de Bryan Ruiz.

57' - Rui Vitória protesta muito contra as decisões de Jorge Sousa, nomeadamente quando este assinala algumas faltas a meio-campo que o técnico benfiquista considera como lances normais.

LG-Substitui

55' - Sai o autor do primeiro golo dos "encarnados", Toto Sálvio, e entra para o seu lugar Danilo.

53' - O árbitro Jorge Sousa chama o quarto árbitro já que Joel Campbell está a ser alvo de mais umas quantas cartolinas no momento em que tenta cobrar um pontapé-de-canto. O Benfica poderá ser castigado pela Liga por esta situação.

 MG 0065

49' - O Benfica tem agora tudo para controlar um jogo em que os seus adeptos ganham outro empolgamento a partir das bancadas.

LG-Golo

47' - GOLO - Marca RAUL JIMÉNEZ. Cruzamento de Nélson Semedo e o mexicano, de cabeça, a mergulhar na pequena área e a fazer o segundo golo do jogo.

LG-Poste

47' - Bola no poste atirada por Bas Dost depois de um cruzamento de Joel Campbell

46' - Atraso de cabeça de Coates e quase que Gonçalo Guedes fazia o golo no arranque do segundo tempo.

46' - Recomeça o jogo no Estádio da Luz com o Sporting a fazer uma alteração na partida pela entrada de Joel Campbell para a saída de Bruno César, ele que, como referimos, esteve sempre "ausente" desta partida.

LG-Intervalo

45' - INTERVALO NO ESTÁDIO DA LUZ - Vale o golo conseguido por Toto Sálvio aos 23 minutos num jogo desde já com alguns casos, uma partida que, para já, dá ao Sporting alguns motivos de queixa relativamente ao árbitro Jorge Sousa, que deixou por assinalar uma grande penalidade por mão na bola de Nélson Semedo, para além do lance do golo que poderá ter sido precedido de um controlo irregular da bola com a mão por parte de jogador do Benfica à saída da grande área mas ainda antes da linha de rigor.

44' - QUE PERDIDA DE JIMÉNEZ E QUE DEFESA DE PATRÍCIO... isolado em frente a Rui Patrício, avançado mexicano do Benfica permite que este intercepte a bola com a mão, levando o esférico a fazer um grande balão acabando por sair pela linha de fundo para um pontapé de canto que não deu em nada.

 MG 0947-1

42' - Jorge Sousa com um critério porventura demasiado largo nas intercepções da bola com as mãos. Agora foi um jogador do Sporting que corta um lance no meio-campo a provocar demasiados protestos por parte dos adeptos do Benfica.

40' - Mais um lance polémico, com Nélson Semedo a cortar a bola com o braço na pequena-área do Benfica, um lance em que fica uma grande penalidade por assinalar.

39' - Mais uma decisão errada de Jorge Sousa, assinalando um pontapé de baliza quando foi Ruben Semedo a dar o último toque na bola atirando-a pela linha de fundo. Havia lugar a um pontapé de canto para os encarnados que não foi assinalado.

LG-Amarelo

37' - Pontapé de canto ganho pelo Benfica, após a cobrança o Sporting tenta sair em contar-ataque, acabando Gonçalo Guedes por cometer uma falta útil no meio-campo leonino, terminando a ver um cartão amarelo.  

35' - O Benfica, que até deu a ideia de ter entrado mais nervoso no jogo, está em vantagem no relvado do Estádio da Luz perante um Sporting que agora tem que correr atrás do prejuízo perante um adversário que, a vencer desde o minuto 23, poderá conseguir maior tranquilidade.

30' - Sálvio precisa de receber assistência, chega a entrar o carro-maca, mas o argentino acaba por continuar na partida depois de receber assistência junto à linha lateral.

24' - Falhanço de Bas Dost a rematar torto.

LG-Golo

23' - GOLO - É do BENFICA... Marca Toto Sálvio. Refira-se que o golo é preceddo de um lance em que a bola vai à mão de um jogador do Benfica que o árbitro, bem colocado sobre o lance, ignora considerando que é casual.

 MG 0293

14' - DECISÃO MUITO CONTESTADA DO ÁRBITRO JORGE SOUSA que interrompe um lance de ataque do Benfica para mandar retirar cartões que estavam junto ao banco do Sporting na área técnica mas também dentro das quatro linhas. Os jogadores do Benfica protesta porque na verdade, se havia que parar o jogo já o deveria ter feito antes e não no momento em que os "encarnados" seguiam com perigo por Gonçalo Guedes para a baliza de Rui Patrício.

12' - Pizzi solta Rafa Silva que remata mas à figura... de João Pereira.

07' - Gelson Martins atingido na cara por André Almeida, fica no chão e vai receber assistência mas sem mais consequências.

05' - As cartolinas usadas na coreografia com que foram recebidas as duas equipas na entrada para o relvado são agora usadas para arremesso contra Jorge Jesus que tem a sua área técnica completamente "plantada" com cartolinas atiradas pelos adeptos.

01' - Começa o jogo no Estádio da Luz

reportagem: Jorge Reis
fotos: João Dinis
grafismos: JPD/LusoSaber 

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.