Chaves elimina Sporting da Taça de Portugal

Chaves elimina Sporting da Taça de Portugal

Ainda com Jesus a cumprir castigo na bancada, os "leões" voltaram a jogar no relvado do Municipal de Chaves onde perderam por 1-0

Chaves-Sporting-Taca-01Um golo do defesa central Carlos Ponck, ao minuto 87, decidiu o jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal a favor do Desportivo de Chaves, ficando o Sporting arredado de mais esta competição , tendo agora os leões apenas o campeonato da Liga NOS como a prova em que poderá ainda ganhar algo. A possibilidade de uma qualquer conquista revela-se uma situação no mínimo difícil se nos lembrarmos que os "leões" estão a oito pontos do Benfica, o líder da competição, sendo essa uma preocupação acrescida depois do jogo desta terça-feira, o segundo encontro no Municipal de Chaves no espaço de cinco dias.

PUB

Ainda com o técnico Jorge Jesus na bancada, a cumprir o último jogo de castigo, o Sporting apresentou-se em Chaves para rectificar a exibição do passado sábado quando não conseguiu melhor do que um empate a dois golos. Com o técnico-adjunto Raúl José a comandar a equipa a partir do banco, aparentemente em contacto com o treinador principal por telefone, e com o presidente leonino Bruno de Carvalho igualmente no banco, como é aliás hábito neste dirigente, os "leões" entraram em campo com cinco alterações relativamente ao "onze" que jogou de início no passado sábado. Beto surgiu na baliza no lugar de Patrício, Paulo Oliveira rendeu o castigado Rúben Semedo e Jefferson entrou para o lugar de Bruno César. Depois, na frente, Bryan Ruiz e Andre surgiram nos lugares antes preenchidos por Joel Campbell e Alan Ruiz.

Com o desenrolar da partida surgiam os primeiros indicadores de que este não era o dia melhor para o Sporting. Primeiro Jefferson, aos 34 minutos, e depois André, lesionados, foram obrigados a dar os seus lugares a Bruno César e a Joel Campbell, queimando a turma leonina duas substituições num jogo que poderia obrigar a prolongamento e por isso a uma gestão diferente dos recursos humanos.

Chaves-Sporting-Taca-02

A precisar de vencer e de rectificar a imagem menos positiva deixada no jogo do passado sábado, o Sporting tardava em encontrar o melhor ritmo de jogo face a um Desportivo de Chaves onde jogadores como Fábio Martins, Davidson e Braga mantiveram sempre em sentido a defesa leonina, impedindo que a equipa visitante conseguisse manter um jogo demasiado pressionante junto da baliza à guarda de António Filipe. Este guarda-redes, ainda assim, assinou algumas intervenções de qualidade elevada, ajudando a manter o nulo até bem perto do final do jogo.

Do lado do Sporting, elementos como Gelson Martins e Bas Dost tentavam remar contra uma maré de apatia mas a equipa que viajou de Alvalade até Trás-os-Montes teimava em não conseguir dar o melhor curso à sua vontade. Bryan Ruiz, Coates ou André Silva, um trio que normalmente surge como o "motor" da equipa do Sporting, estiveram neste jogo muitos furos abaixo do normal, acabando por ser o Desportivo de Chaves quem, ao minuto 87, através de Carlos Ponck, decidiu o jogo com um golo fatal para as ambições do Sporting.

Chaves-Sporting-Taca-03

Ponck, um jovem internacional cabo-verdiano de 22 anos que ainda na última época defendia as cores do Benfica, de onde rumou ao clube flaviense cedido pelos "encarnados", respondeu com um cabeceamento certeiro a um cruzamento a partir de um livre apontado por Patrão descaído sobre o corredor direito, depois de uma falta cometida por Bruno César.

Carlos Ponck fez o golo, o Sporting ainda tentou colocar todos os seus argumentos em campo, com a chamada de Castaignos para o lugar de William Carvalho, mas dois minutos regulamentares mais quatro minutos dados pelo árbitro Artur Soares Dias não foram suficientes para que a turma de Alvalade conseguisse pelo chegar à igualdade que permitiria levar o jogo para prolongamento. O Desportivo de Chaves, que antes de eliminar o Sporting tinha já eliminado o FC Porto, juntou-se assim ao Estoril Praia, que ao final da tarde desta terça-feira eliminara a Académica, sendo para já os flavienses e os estorilistas os primeiros apurados para as meias-finais da Taça de Portugal. Amanhã será a vez do Sporting da Covilhã receber o Vitória de Guimarães pelas 18h30, mas também do Benfica jogar no Estádio da Luz frente ao Leixões, nos dois jogos que há ainda a realizar referentes aos quartos de final da Taça.

texto: José Andrade
fotos: reprodução ©Twitter 

Chaves-Sporting-Taca-04

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.