Nelson Évora campeão da Europa no triplo salto

Nelson Évora campeão da Europa no triplo salto

O atleta do Sporting conseguiu a marca dos 17,20 metros no Europeu de Atletismo em Belgrado, assinando assim a melhor marca do ano

NelsonEvora01Depois de Patrícia Mamona ter conseguido ontem, sábado, a medalha de prata no triplo salto, Nelson Évora sagrou-se hoje campeão da Europa, também no triplo salto, após saltar 17,20 metros , ficando à frente do italiano Fabrizio Donato (17,13) e do alemão Max Hess (17,12). Évora, agora a representar o Sporting depois de uma mudança polémica do rival Benfica para Alvalade, pôde renovar em Belgrado o título conseguido há dois anos.

PUB

Curiosamente, a final deste domingo nem sequer começou da melhor forma para Nelson Évora que começou a sua prestação com um salto nulo, acabando por conseguir a marca com que viria a vencer no terceiro salto. O atleta português conseguiu assim os 17,20 ao terceiro salto, depois disso ainda efectuou um salto válido mas com apenas 16,98 metros. No salto final nenhum dos atletas em competição conseguiu melhorar as suas marcas, Évora fez mesmo um salto nulo, mas o importante estava conseguido e a medalha de ouro garantida.

Aos 32 anos, e depois de ter passado por um período marcado por lesões e cirurgias que o levaram mesmo a determinada altura a considerar a possibilidade de parar o seu percurso como atleta de alta competição, Nelson Évora assina assim os 17,20 metros e fica a apenas um centímetro da marca de 17,21 metros conseguida há dois anos em Praga.

O atleta português possui agora sete medalhas em importantes competições, nomeadamente estes dois títulos nos Europeus de Praga 2015 e agora Belgrado 2017, tendo ainda uma medalha de ouro olímpica, para além de ter feito o pleno dos lugares do pódio nos Mundiais de Atletismo, com o ouro em 2009, prata em 2009 e bronze em 2015. Em 2008, Nelson Évora garantiu igualmente a medalha de bronze no Mundial de pista coberta de 2008.

NelsonEvora02

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.