Sporting despacha Nacional com "Bis" Dost

Sporting despacha Nacional com "Bis" Dost

O holandês do Sporting marcou mais dois golos, decidiu o jogo frente ao Nacional a favor dos "leões" e continua a concentrar atenções

Sporting-Nacional-2-0Sporting e Nacional encontraram-se esta tarde de sábado em Alvalade em jogo da 26ª jornada da Liga NOS, uma partida decidida por Bas Dost com os dois golos que marcou , ele que surge como o melhor goleador em todos os campeonatos europeus de futebol. À partida para este jogo, o Sporting seguia na terceira posição do campeonato, enquanto que o Nacional estava na zona de despromoção, procurando desesperadamente pontuar para escapar aos últimos lugares da tabela classificativa do futebol português. As posições mantiveram-se, com os "leões" mais tranquilos ainda no seu terceiro lugar, e os insulares cada vez mais aflitos na luta pela fuga aos lugares de despromoção em que se encontram a par do Tondela.

PUB

Para este jogo, o treinador leonino, Jorge Jesus, escolheu um "onze" com algumas mudanças relativamente à última equipa, nomeadamente pela chamada à titularidade do central Rúben Semedo, ele que relegou Paulo Oliveira para o banco de suplentes. Nota ainda para a ausência entre as opções para este jogo de Joel Campbell, ele que nem sequer foi convocado por Jesus. Assim o "onze" escalado por Jorge Jesus surgiu do seguinte modo: Patrício; Schelotto, Coates, Semedo, Marvin Zeegelaar; William; Gelson, Bryan Ruiz e Matheus; Alan Ruiz e Bas Dost.

No banco de suplentes da turma de Alvalade estiveram ainda Beto, Jefferson, Bruno César, Paulo Oliveira, Castaignos, Podence e Palhinha.

Por seu turno, o técnico Jokanovic, do Nacional da Madeira, chemou os seguintes elementos para a equipa titular neste final de tarde em Alvalade: Adriano Fachini; Victor Garcia, César, Rui Correia, Sequeira; Washington e Mezga; Agra, Tiago Rodrigues e Ricardo Gomes; Aristeguieta.

No banco de suplentes do Nacional da Madeira estiveram ainda Vítor São Bento, Hamzaoui, Cádiz, Campos, Filipe Gonçalves, Zizo e Zequinha.

O Sporting mereceu a vitória, mas a verdade é que no segundo tempo, principalmente depois da saída de Alan Ruiz ao minuto 61 para dar o seu lugar a Podence, um jovem irrequieto que não conseguiu, todavia, manter o mesmo ritmo no meio-campo que o seu companheiro de equipa vinha alcançando. 

O jogo ao minuto... 

 01' Arranca o jogo no Estádio de Alvalade, em Lisboa, com o pontapé de saída para a turma do Sporting. LigaNOS-Black
 08'

Rui Patrício vem fora sua área de baliza cabecear uma bola quando Salvador Agra se aproximava com algum perigo da baliza dos leões.

O Sporting começou bem o jogo mas o Nacional parece apostado em tentar surpreender com bolas lançadas para as costas da defesa leonina em velocidade como aconteceu agora

 10'

Gelson Martins e Schelotto combinam no ataque e o Sporting ganha um pontapé de canto

 12'

GOOOLOOO - Marca BAS DOST... resposta perfeita a um pontapé de canto cobrado por Bryan Ruíz a partir do lado direito do ataque leonino.

O holandês Bas Dost leva agora 23 golos em 23 jogos!!!

SPORTING, 1 - NACIONAL, 0
1-0 Bas Dost (12')

LG-Golo
 15'

Esteve à vista o segundo golo do Sporting com Gelson Martins a rematar já dentro da grande área do Nacional e a bola a passar bem rente ao poste direito, ainda tocada pelo guarda-redes Adriano Facchini

LG-15Min
 19'

O Nacional da Madeira tenta reagir ao golo sofrido à passagem do minuto 12' mas a verdade é que o faz sem grande objectividade. Ainda assim, nota para um remate do croata Mezga que fez a bola passar perto do poste da baliza à guarda-de Rui Patrício.

 20'

Falta assinalada pelo árbitro Jorge Ferreira a Alan Ruiz com o argentino a não gostar minimamente da decisão do juíz da partida.

 24'

Mais uma falta assinalada por Jorge Ferreira ao ataque do Sporting, agora a penalizar uma entrada de Gelson Martins dentro da área do Nacional. 

 26'

Golo anulado a Bas Dost por alegado fora-de-jogo. Uma decisão correcta já que no momento em que bola é enviada para o avançado holandês, este encontra-se atrás do guarda-redes do Nacional.

Arbitro-Bandeirinha01
 27'

Jorge Jesus protesta o golo anulado mas Jorge Ferreira manda-o regressar ao banco de suplentes e acalma os protestos leoninos. Nota para algumas laranjas que são arremessadas ao juíz da partida desde a bancada.

 28'

Primeiro cartão amarelo do jogo exibido a Rúben Semedo

Arbitro-Amarelo01
 30'

Ultrapassamos a primeira meia-hora de jogo no Estádio de Alvalade com o Nacional a acreditar que pode regressar ao jogo perante um Sporting que vai dominando os acontecimentos numa partida em que poderia mesmo ter já dilatado a vantagem. 

LG-30Min
 31'

Cartão amarelo agora para um homem do Nacional, é Mezga

Arbitro-Amarelo01
 33'

GOOOLOOO... mais um para o Sporting e mais um para o holandês Bas Dost, ele que é agora o líder dos goleadores em todos os campeonatos europeus.

Neste golo, nota para a excelente finalização do avaçado holandês, à ponta-de-lança, a encontrar verdadeiramente o buraco da agulha para fazer o seu segundo golo que é também o segundo golo no jogo.

SPORTING, 2 - NACIONAL, 0
1-0 Bas Dost (12')
2-0 Bas Dost (33') 

LG-Golo 
 39'

O Nacional recusa a dar-se por vencido, tenta mesmo levar jogo até ao meio-campo do Sporting, mas sem resultados práticos perante uma equipa leonina que, em Alvalade, está a mandar no jogo e a justificar a vantagem por dois golos no resultado.

 43'

Por esta altura, o Sporting leva um acumulado de posse de bola de 53% contra 47% para a equipa visitante do Nacional da Madeira.

 44'

Cartão amarelo para Schelotto na equipa do Sporting 

Arbitro-Amarelo01
 45'

Final da primeira parte neste jogo no Estádio de Alvalade no qual vão valendo os dois golos apontados pelo holandês Bas Dost 

LG-Intervalo
INT.

Tempo de intervalo no Estádio José Alvalade XXI com o Sporting a vencer por 2-0, fruto dos dois golos do holandês Bas Dost, ele que até já colocou a bola uma terceira vez na baliza do Nacional num lance anulado pelo árbitro devido a posicionamento irregular de Bas Dost.

É certo que o banco do Sporting protestou, Jorge Jesus alegou que o lance até teria sido correcto, mas ao olharmos para as imagens da Sport TV que está a transmitir este jogo verificamos que o árbitro Jorge Ferreira terá decidido de forma correcta.

LigaNOS-Black
 46'

Recomeça o jogo no Estádio José Alvalade XXI agora com o Paços de Ferreira a dar o pontapé de saída para o segundo tempo

 48'

O Nacional da Madeira vai querer fazer algo mais do que contentar-se com esta derrota por dois golos e irá tentar equilibrar os acontecimentos, porventura procurando subir no terreno até à baliza de Rui Patrício. Esta atitude da turma insular poderá, no entanto, permitir mais espaços à equipa do Sporting para dilatar a sua vantagem na partida.  

BolaNike
 52'

Aquecem na equipa do Sportins Podence, Palhinha e Bruno César 

 53'

Grande remate de Alan Ruiz em zona frontal à baliza de Facchini, mas este guarad-redes estava atento e desviou a bola pela linha de fundo

 55'

Cartão amarelo para César, do Nacional da Madeira, por falta sobre o extremo do Sporting Matheus Pereira... 

Arbitro-Amarelo01
 57'

O Sporting está agora completamente instalado no meio-campo do Nacional da Madeira

 60'

Mais um cartão amarelo agora para Victor Garcia por falta feia sobre Matheus Pereira. O jogador do Nacional terá agora que cumprir um jogo de castigo por ter recebido o quinto cartão amarelo. 

Arbitro-Amarelo01
 61'

Jorge Jesus mexe na equipa tirando do jogo Alan Rauiz para a entrada do jovem Daniel Podence

LG-Substitui
 63'

O Sporting continua a vencer por 2-0, resultado construído ainda no primeiro tempo com os dois golos apontados por Bas Dost 

LigaNos-Branco
 64'

Na equipa do Nacional da Madeira entra Zequinha para o lugar de Ricardo Gomes

LG-Substitui
 67'

Vai a jogo na equipa do Sporting o brasileiro Bruno César

 69'

Sai na turma leonina Matheus Pereira para a entrada de Bruno César 

LG-Substitui
 72'

Sai na turma do Nacional o croata Mezga para a entrada no jogo do egípcio Zizo, um reforço contratado pelo clube madeirense no mercado de Inverno 

LG-Substitui
 75'

Estão no Estádio José Alvalade XXI 43.167 espectadores a acompanhar este embate entre Sporting e Nacional da Madeira.

Mantém-se entretanto a vantagem do Sporting por dois golos, os dois apontados por Bas Dost ainda antes do intervalo num jogo que no segundo tempo perdeu a pouca emotividade que havia conseguido antes.

LG-75Min
 78'

Entra Cádiz na equipa do Nacional saindo Aristeguieta, esgotando assim o Nacional da Madeira as substituições possíveis relativamente a este jogo

LG-Substitui
 82'

Jogo partido com as duas equipas a procurarem o ataque mas já sem grande descernimento, com perdas de bola em lances mais viris e o árbitro a deixar jogar para ambos os lados. 

Arbitro-Grafismos01 
 85'

Bom lance de Bas Dost a solicitar a velocidade de Podence mas o guarda-redes Adriano Facchini estava atento e anulou o lance. 

 87'

Jogo sem grandes motivos de interesse no segundo tempo, sem oportunidades de golo para nenhuma das equipas, levando mesmo o jogo até alguma apatia 

 88'

Contrariando o marasmo em que o jogo estava a cair, Gelson Martins conseguiu criar um espaço para um remate mas encontrou do outro lado o guarda-redes Adriano Facchini atento a desviar pela linha de fundo. 

 90'

O árbitro Jorge Ferreira dá mais três minutos de compensação nesta partida 

90'+02'

Sai na equipa do Sporting o médio ofensivo Bryan Ruiz e entra, ainda que apenas para queimar algum tempo, o jovem João Palhinha

LG-Substitui
 FIM

Final do jogo no Estádio José Alvalade XXI com a vitória da equipa do Sporting, a tirar o melhor partido dos dois golos de Bas Dost ainda no primeiro tempo, ele que está na frente dos melhores marcadores dos campeonatos europeus.

O Sporting baixou a velocidade e perdeu a capacidade de surpreender o Nacional no segundo tempo, mantendo ainda assim o domínio do jogo e o controlo do que se foi passando dentro das quatro linhas, terminando o jogo com um triunfo inteiramente justo por parte dos "leões".

SPORTING, 2 - NACIONAL, 0
1-0 Bas Dost (12')
2-0 Bas Dost (33') 

LG-Fim

texto: Jorge Reis

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.