FC Porto tropeça (1-1) frente ao Vitória

FC Porto tropeça (1-1) frente ao Vitória

O FC Porto recebia o Vitória de Setúbal com a obrigação de vencer para passar para a frente da Liga NOS mas não foi além do empate

Dragao002FC Porto e Vitória de Setúbal empataram hoje (1-1) no Estádio do Dragão naquele que foi um dos jogos mais importantes da 26ª jornada da Liga NOS , uma partida que podia determinar o salto do FC Porto para a frente da classificação da Liga NOS. Depois do empate de ontem entre Paços de Ferreira e Benfica (0-0), o conjunto azul-e-branco sabia que tinha a primeira posição da I Liga ao seu alcance, algo ainda mais importante se nos lembrarmos que o FC Porto visita o Estádio da Luz para defrontar o Benfica já na próxima jornada, naquele que será certamente o "jogo do ano" para a decisão da temporada. Só que o empate final perante os sadinos deixou tudo na mesma e o Benfica mantém-se na frente da I Liga.

PUB

A bem da verdade, o FC Porto teve o domínio completo deste jogo, foram inúmeras as oportunidades do conjunto portista com o azar e a falta de eficácia a alternarem entre si nas explicações sobre o porquê que a turma da casa não fez mais golos, acabando o resultado por não espelhar o que se passou dentro das quatro linhas. Ainda assim, também há que dar conta do esforço que toda a equipa do Vitória de Setúbal apresentou na luta por conseguir sair do Estádio do Dragão com um resultado positivo, acabando por o conseguir graças ao golo de João Cardoso ao minuto 56'.

Eficácia praticamente nula do FC Porto contra o esforço total dos sadinos e o empate a ser explicado dessa forma, penalizando o FC Porto que não teve soluções para desfazer a igualdade. 

Consciente da importância deste jogo, o técnico Nuno Espírito Santo escalou o seguinte "onze": Casillas, Layún, Felipe, Marcano e Alex Telles; Corona, Danilo, Oliver e Brahimi; André Silva e Soares. No banco de suplentes do FC Porto estão ainda como opções para este encontro o guarda-redes José Sá e ainda Boly, Depoitre, Diogo Jota, Ruben Neves, Herrera e Otávio.

Destaque nas escolhas de Nuno Espírito Santo para a chamada de Layún hoje para o lugar de lateral-direito, para assim responder à necessidade de ocupar o espaço do castigado Maxi Pereira. A aposta em Corona como titular é também uma surpresa, para a aposta do treinador portista num claro 4x4x2 com André Silva e Soares como os homens mais adiantados junto à linha defensiva do Vitória sadino.

Do lado da turma visitante, o técnico José Couceiro apostou nos seguintes elementos para formar o "onze" do jogo: Bruno Varela, Vasco Fernandes, Fábio Cardoso, Frederico Venâncio e Nuno Pinto; Fábio Pacheco e Costinha; Amaral, João Carvalho e Nené Bonilla; Thiago Santana. No banco de suplentes estão Trigueira, Arnold, Pedro Pinto, Nuno Santos, Meyong, Vasco Costa e Edinho.

Notas de destaque na turma sadina para a titularidade de Thiago Santana e Nené Bonilla, dois médios com características mais ofensivas mas com capacidades para conseguirem segurar a bola.

O jogo ao minuto...

 01' Arranca o jogo no Estádio do Dragão, na cidade do Porto, com as bancadas esgotadas de adeptos a apoiar a formação portista. LigaNOS-Black
 07' Cruzamento de Corona com a bola a passar bem rente à baliza mas sem que ninguém a desvie eventualmente para o golo.
 14' Primeiro cartão amarelo do jogo para o setubalense Fábio Pacheco por falta cometida sobre Brahimi Arbitro-Amarelo01
 18' Vasco Fernandes sobre a linha de gol a substituir o seu guarda-redes Bruno Varela para travar um remate de Brahimi. Esteve à vista o primeiro golo do jogo e era a favor do FC Porto. BolaNike
 20' Bruno Soares defende a bola quase aos pés de Soares impedindo que o avançado do FC Porto pudesse faturar o primeiro golo para a sua equipa.
 27' Bola no poste, Thiago Santana impede o golo do FC Porto sobre a linha de golo, e no terceiro remate do FC Porto é Bruno Varela a fazer uma mancha enorme e a impedir o primeiro para o conjunto azul-e-branco. LG-Poste
 30' O FC Porto está a atacar com tudo, já teve oportunidades soberanas para chegar ao golo, frente a um Vitória de Setúbal que até agora apenas defendeu com tudo, tendo mesmo os sadinos a sorte do seu lado... LG-30Min
 32' Falhanço tremendo de André Silva. Soares viu o posicionamento do seu companheiro, fez um passe determinante para o cabeceamento de André Silva, mas este não conseguiu dar a melhor pontaria a bola sai pela linha de fundo falhando um golo imperdível! BolaNike
 33' O guarda-redes sadino Bruno Varela vê o cartão amarelo por protestos. Arbitro-Amarelo01
 34' Primeiro remate do Vitória de Setúbal à baliza do FC Porto, por Santana, após um lance de contra-ataque, com Casillas a defender e a lançar já o ataque portista ainda que sem consequências.
 40' O jogo entra nos últimos cinco minutos da partida com o FC Porto a pressionar com tudo mas sem conseguir até agora ser eficaz na finalização. Total domínio do jogo por parte da equipa da casa que já poderia estar em vantagem por mais do que um golo mas com a sorte até agora a proteger a turma sadina. LigaNOS-Black
 45' O árbitro dá mais cinco minutos de compensação neste primeiro tempo.
 45'

GOOOLOOO - Marca Jesus CORONA na resposta a um cruzamento de Oliver a bater Bruno Varela sem qualquer possibilidade de defesa para este.

Remate fortíssimo, de primeira, sem deixar a bola bater no chão, chegando assim o FC Porto à vantagem no marcador neste jogo.

FC PORTO, 1 - VITÓRIA DE SETÚBAL. 0
Jesus Corona (45') 

LG-Golo
 45'

Bruno Varela volta a tirar um golo certo ao FC Porto

 45'

Tempo de intervalo no Estádio do Dragão com o FC Porto em vantagem conseguida com o golaço de Corona, mas a dar conta também de uma enorme dificuldade em concretizar as inúmeras oportunidades que teve para conseguir uma vantagem bem mais dilatada.

LG-Intervalo
INT.

O FC Porto vai vencendo este jogo em que cebe o Vitória de Setúbal, com a vantagem tangencial no marcador a ser conseguida em cima do jogo apontado por Corona, uma vantagem que, em abono da verdade, já poderia ser bem mais dilatada não fossem as monumentais perdidas do ataque dos azuis-e-brancos.

O Vitória de Setúbal tem tirado o melhor partido do acerto do seu guarda-redes, mas principalmente de enorme golpes de sorte que levaram a que uma bola fosse ao poste e outras fossem salvas sobre a linha de golo quando os adeptos do FC Porto já festejavam o golo certo.

Resta saber agora que capacidade de resposta terá o Vitória de Setúbal no segundo tempo face a um FC Porto que tem tudo para conseguir a partir de agora uma vantagem bem mais dilatada, pelo menos a julgar por aquilo que conseguiu no primeiro tempo em termos ofensivos.

LigaNos-Branco
 46'

Já se joga de novo no Estádio do Dragão com as duas equipas a manterem os mesmos "onzes" com que iniciaram este jogo. 

 50'

O FC Porto volta a instalar-se no meio-campo do Vitória de Setúbal tal como tinha acontecido ao longo de todo o primeiro tempo.

BolaNike
 54'

Estão no Estádio do Dragão 49.416 espectadores de acordo com os números oficiais do FC Porto.

 56'

GOOOLOOO - Marca o VITÓRIA DE SETÚBAL por intermédio de JOÃO CARVALHO, um jogador sadino que, curiosamente, joga em Setúbal por empréstimo do Benfica. Está de novo empatada a partida.

FC PORTO, 1 - VITÓRIA DE SETÚBAL. 1
Jesus Corona (45') 
João Carvalho (56') 

LG-Golo 
 59'

Sai Corona, o autor do golo do FC Porto, e entra para o seu lugar o jovem Diogo Jota. 

LG-Substitui
 60'

Perante o empate alcançado no Estádio do Dragão pelo Vitória de Setúbal o jogo arrefeceu um pouco mas continua ainda assim a ser o FC Porto que mais faz para chegar a novo golo.

LG-60Min
 61'

Fábio Cardoso faz falta dentro da área ao agarrar um adversário pela camisola mas o árbitro não vê e passa em claro uma grande penalidade. 

Arbitro-Grafismos01
 66'

Cabeceamento de André Silva e a bola a ir ao poste esquerdo da baliza à guarda de Bruno Varela que ainda voa para a bola mas já nada poderia fazer caso a bola tivesse levado melhor direcção. O FC Porto continua a pecar na finalização.

LG-Poste
 68'

Mudanças na equipa do Vitória de Setúbal... sai Bonilha lesionado e entra Édinho para o seu lugar. 

LG-Substitui
 70'

Cartão amarelo para Marcano por protestos junto do árbitro 

Arbitro-Amarelo01
 72'

Remate de Alex Telles a ganhar mais um pontapé de canto, agora do lado esquerdo do ataque do FC Porto 

 73'

Vai entrar Pedro Pinto na equipa do Vitória para o lugar de Vasco Fernandes que, lesionado, deixa o relvado do Estádio do Dragão em maca 

LG-Substitui
 75'

O Vitória de Setúbal segura agora com unhas e dentes este empate mas continua evidente o domínio do jogo por parte do FC Porto, não sendo difícil adivinhar um golo que desfaça a igualdade que se assinala a quinze minutos do final do encontro. 

LG-75Min
 76'

Sai Layún na equipa do FC Porto e entra Otávio 

LG-Substitui
 79'

O Vitória de Setúbal procura agora subir um pouco as suas linhas e com isso afastar mais a bola da sua baliza. 

 80'

José Couceiro vai chamar a jogo na equipa do Vitória o avançado Arnold para o lugar de Thiago Santana que ultimamente tem recebido alguma assistência e que acaba agora por deixar as quatro linhas completamente esgotado.

LG-Substitui
 82'

Cartão amarelo para João Amaral depois de uma falta dura sobre Otávio 

Arbitro-Amarelo01
 83'

Remate de pé direito por Brahimi com a bola a passar por cima da trave da baliza do Vitória mas não tão longe assim. Esteve à vista o segundo golo do FC Porto... 

 85'

Soares ainda não marcou neste jogo e, se não o conseguir fazer, será o primeiro jogo desde que chegou ao Estádio do Dragão que ficará em claro

 86'

Vai entrar Depoitre na equipa do FC Porto com o técnico Nuno Espírito Santo a colocar um "poste" na grande área do Vitória para aproveitar o jogo directo e os cruzamentos para o interior da área sadina junto a Bruno Varela.

LigaNos-Branco
 88'

Sai André Silva para a entrada de Depoitre na equipa do FC Porto

LG-Substitui
 90'

O árbitro dá mais sete (07) minutos de compensação neste jogo.

Arbitro-Grafismos01
90'+01'

Arnold aparece no jogo em grande velocidade e consegue ganhar um pontapé livre junto à linha de fundo do meio-campo do FC Porto 

90'+02'

Cartão amarelo para Arnold por demora na marcação do pontapé livre. 

Arbitro-Amarelo01
90'+03'

Cartão amarelo agora para Pedro Pinto na equipa do Vitória de Setúbal.

Arbitro-Amarelo01
90'+04'

Soares entra com tudo mas o árbitro considera jogo perigoso do avançado brasileiro do FC Porto 

90'+07'

Falta cometida sobre Bruno Varela por Depoitre 

BolaNike
 FIM

Final do no jogo no Estádio do Dragão com o Vitória de Setúbal a arrancar um precioso empate (1-1), um resultado que mantém tudo na mesma na frente do campeonato, com o Benfica como líder com um ponto a mais do que o FC Porto.

A turma portista terá perdido aqui uma oportunidade soberana para saltar para a frente do campeonato da Liga NOS, num jogo em que teve inúmeras oportunidades para marcar, consguiu fazê-lo por intermédio de Corona sobre o final do primeiro tempo, mas acabou por sofrer o golo do empate marcado por João Carvalho, jogador emprestado pelo Benfica ao Vitória e que poderá ter tido aqui um papel determinante na história do presente campeonato.

Resultado final...

FC PORTO, 1 - VITÓRIA DE SETÚBAL, 1
Corona (45')
João Carvalho (56')

LG-Fim

texto: José Andrade


Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.