Sporting goleia Boavista com hat-trick de Bas Dost

Sporting goleia Boavista com hat-trick de Bas Dost

No embate entre leões e panteras, os de Alvalade levaram a melhor com uma vitória clara por 4-0, com três golos do ponta-de-lança holandês

Sporting-Boavista-00O Sporting recebeu e venceu este sábado a turma do Boavista, em Alvalade, por 4-0, em jogo da 28ª jornada da Liga NOS , ronda em que também equipas como o FC Porto e Sporting de Braga conseguiram vencer os respectivos compromissos, na circunstância contra Belenenses e Feirense, respectivamente, isto num dia em que foi registado também um empate a um golo entre Paços de Ferreira e Arouca. No jogo realizado no Estádio José Alvalade, os "leões" superaram assim as "panteras" em toda a linha, justificando em absoluto a goleada final construída com um primeiro golo de Alan Ruiz, e mais três apontados pelo holandês Bas Dost, que assim deu um novo salto nas tabelas portuguesa mas também europeia dos melhores goleadores.

PUB

Para esta partida, Jorge Jesus já pôde contar com Adrien Silva, o capitão do Sporting que começou ainda assim o jogo a partir do banco de suplentes, acabando por entrar na partida no segundo tempo, quando o conjunto leonino já seguia na frente do marcador com uma confortável vantagem de três golos. Outro jogador que viria a ser chamado ao jogo foi o jovem Francisco Geraldes, ele que entrou ao minuto 75 para o lugar de Daniel Podence quando tudo estava já resolvido, podendo jogar mais alguns minutos no conjunto às ordens de Jorge Jesus sem a pressão de conseguir resultados. O terceiro elemento a entrar na equipa do Sporting foi Joel Campbell, que também aos 75 minutos foi chamado por troca com Bruno César, um elemento determinante no jogo deste sábado.

Com uma assistência para golo e uma grande penalidade "arrancada" ao médio boavisteiro André Bukia, jogador congolês que travou o "chuta chuta" dentro da grande-área do Boavista, Bruno César acabou assim por ser um dos elementos com melhor produção na turma leonina, porventura apenas superado pelo goleador Bas Dost que cumpriu em pleno mais uma boa exibição ao assinar o já referido "hat-trick" aos 29', 47', de grande penalidade, e 62' minutos. Antes, o marcador já tinha sido desbloqueado com o primeiro golo do Sporting, apontado por Alan Ruiz aos 20'.

Sporting-Boavista-06Sporting-Boavista-05Sporting-Boavista-01

A par com os homens que fizeram funcionar o marcador Jesus chamou ainda à equipa titular o guarda-redes Rui Patrício, também Schelotto, Coates, Ruben Semedo e Zeegelaar na defesa, William Carvalho para a posição seis, ainda Podence, Bryan Ruiz e o já referido Bruno César na linha média, sobrando para o assalto à baliza do Boavista os marcadores de serviço nesta noite em Alvalade, Alan Ruíz e Bas Dost também eles já referidos atrás. Grande ausência neste "onze" do Sporting para Gelson Martins, lesionado, ele que acabou por ser o único indisponível no grupo de trabalho às ordens de Jorge Jesus.

Do outro lado, o técnico Miguel Leal tinha uma missão complicada já que, depois de ter consentido a derrota em casa na última jornada perante o Rio Ave (0-1), sabia que não seria fácil regressar aos resultados positivos em casa do Sporting. Para complicar, antes mesmo do jogo começar teve que chamar à titularidade o jovem Micke Meira, isto depois de Vágner se ter lesionado durante o aquecimento, formando uma equipa na qual, para além do guarda-redes, surgiram os defesas Edu Machado, Lucas, Philipe Sampaio e Talocha, ainda os médios Idris, Anderson Carvalho e Fábio Espinho apoiados por Bukia e Renato Santos nas alas, sobrando para as acções mais ofensivas o peruano Ivan Bulos.

Sporting-Boavista-02Sporting-Boavista-03Sporting-Boavista-04

Com aqueles esquemas tácticos, o domínio do jogo foi sempre do Sporting e os golos acabaram por acontecer naturalmente, o primeiro dos quais logo ao minuto 20 por Alan Ruíz. Bas Dost fez os outros três golos, voltou à luta com Leonel Messi pelo estatuto de melhor goleador dos campeonatos europeus, permitindo ao mesmo tempo ao Sporting oferecer novo triunfo aos seus adeptos.

O Boavista acabou por deixar Alvalade com uma derrota pesada, a castigar a ausência de capacidade de resposta perante o melhor futebol dos "leões". Jorge Jesus ainda teve tempo para dar jogo a Francisco Geraldes, satisfazendo também por aí os adeptos leoninos que gostam de ver os produtos da formação do clube a terem oportunidades, acabando o Sporting por justificar em absoluto esta vitória.

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter 

Sporting-Boavista-07Sporting-Boavista-08

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.