E que tal aprender o significado de claque!?

E que tal aprender o significado de claque!?

Um grupo de “grunhos”, "escudados" pelo facto de integrarem uma claque, esqueceram todos princípios de educação e fair-play

ClaqueBDortmundEsta semana, na sequência dos atentados contra o autocarro do Borússia de Dortmund, foi notícia um pouco por todo o mundo a atitude de enorme fair-play dos adeptos germânicos que chegaram mesmo a receber nas suas casas os adeptos franceses do AS Mónaco, o clube adversário na Liga dos Campeões. Ainda lá fora, desde as cheerleaders na NBA norte-americana aos adeptos ingleses que nos habituaram já a cânticos de apoio aos seus ídolos capazes de fazer arrepiar os mais insensíveis, são imensos os exemplos de atitudes de incentivo ao desporto sem atropelos nem insultos. Já por cá...

PUB

Neste cantinho da Europa à beira-mar de onde saiu a mais recente equipa campeã da Europa de futebol, enquanto à margem do desporto ainda se discute sobre os jovens que vão para Espanha praticar actos de vandalismo em unidades hoteleiras durante viagens de finalistas, jovens das mesmas idades presentes num jogo de andebol entre Benfica e FC Porto, integrados na claque portista dos Super Dragões, resolveram entoar cânticos em que lamentavam que a tragédia que se abateu no Brasil sobre o Chapecoense, quando o avião que transportava a equipa brasileira se depenhou matando quase todos os elementos da comitiva do clube de Chapecó, não tivesse acontecido com o Benfica... (!!!)

Mas afinal, que adepto, no seu perfeito juízo, vai para um acontecimento desportivo desejar a morte (porque é de MORTE que estamos a falar) à equipa adversária!?

Uma claque deverá ter por base atitudes que possam enaltecer e incentivar os seus jogadores para que estes se superem. É assim não é!?

Se assim é, como é que se legalizam claques que fazem tudo menos isso!?

Como é que claques ditas "legais" obrigam o seu próprio clube a distanciar-se das suas atitudes!?Como é que até em redor da Selecção Nacional é permitido que apareçam claques (que querem ser vistas como legais) em que são mais os cânticos de ódio do que de incentivo!?

Como é que claques da Selecção Nacional têm que se movimentar junto a estádios portugueses protegidas por “caixas” policiais de segurança!?

Uma pequena pergunta para "queijo" dirigida aos elementos que integram e dirigem as claques de futebol por esses estádios de futebol portugueses: Será o futebol mais importante do que os valores do respeito pelo próximo, do desporto e do fiar-play!?

Pois... o problema é que ainda há que vá dizer que sim e esses, os que o dizem, são os primeiros a despir a camisola (a bem da verdade não merecem envergar nenhuma), a segurarem os megafones e a dirigir os rebanhos que os seguem! E ainda recebem apoios oficiais para isso!

JorgeReis

Jorge Reis

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.