Benfica e Sporting empatam dérbi do fair-play

Benfica e Sporting empatam dérbi do fair-play

Num jogo em que as duas equipas primaram pela correcção, águias e leões empataram (1-1) num jogo sem quezílias no relvado

SCP-SLB-13Com dois golos apontados um para cada equipa, ao minuto 05' por Adrien Silva, para o Sporting, e ao minuto 65' por Lindelof, para o Benfica, o dérbi de Lisboa terminou empatado (1-1) na noite deste sábado, com águias e leões a dividirem pontos, um resultado que acaba por favorecer o conjunto benfiquista que, no terreno do eterno rival, conseguiu evitar a derrota e continuar a depender apenas de si mesmo para chegar ao ambicionado tetracampeonato. Já o Sporting, que entrou melhor no jogo e teve ainda a possibilidade de chegar à vantagem muito cedo, tirando partido da transformação de uma grande penalidade por Adrien depois de um erro do guarda-redes do Benfica, acabou por consentir o empate, perdendo a oportunidade de se aproximar dos dois clubes da frente na classificação da Liga NOS para atingir um hipotético segundo lugar com o consequente apuramento directo para a Liga dos Campeões.

PUB

Num dia que começou manchado pela morte junto ao Estádio da Luz de um cidadão italiano alegado adepto do Sporting atropelado na madrugada de sábado depois de ter estado envolvido em confrontos entre claques dos dois clubes de Lisboa, o que levou mesmo a Liga de Clubes a aceitar o pedido do Sporting para o estabelecimento de um minuto de silêncio no arranque da partida em homenagem ao referido cidadão italiano, o jogo acabaria por ser marcado por uma extrema correcção dos jogadores das duas equipas que, mesmo jogando de forma mais viril, e sendo punidos no capítulo disciplinar pelo árbitro Artur Soares Dias com vários cartões amarelos para as duas formações, a verdade é que nunca os jogadores seguiram pelos caminhos das agressões gratuitas ou das quezílias. Ao invés, foi mesmo possível assistir-se a alguns pedidos de desculpas de parte a parte por entradas mais ríspidas, e quando Gelson Martins, do Sporting, à beira do final do jogo, sentiu caimbrãs, foi o guarda-redes do Benfica, Ederson, quem o apoiou no combate às dores no alongamento muscular.

Curiosamente, num jogo em que os elementos das duas equipas não complicaram a tarefa do árbitro Artur Soares Dias, acabou por ser este a prejudicar a sua própria actuação ao cometer três erros claros com influência directa no resultado, quando deixou por assinalar igual número de grandes penalidades contra o Sporting, aos 37, aos 39 e aos 42 minutos, primeiro por via de uma carga de Schelotto a Grimaldo, depois devido a uma carga de Bruno César nas costas de Lindelof, e ainda em uma carga clara de William Carvalho sobre Rafa. O árbitro nada assinalou, os jogadores do Benfica ainda protestaram, mas o jogo prosseguiu numa altura em que o Sporting já vencia por 1-0, por via do golo resultante da grande penalidade convertida por Adrien Silva ao minuto 05'.

SCP-SLB-01SCP-SLB-02SCP-SLB-04SCP-SLB-06

A propósito do lance da grande penalidade assinalada a favor do Sporting, muitos adeptos pediram na altura a expulsão do guarda-redes do Benfica, o brasileiro Ederson que nem sequer viu o cartão amarelo.

Na verdade, porém, o erro de Soares Dias neste lance, em que avaliou bem e marcou a grande penalidade porque houve mesmo carga do guarda-redes sobre Bas Dost, num lance em que Ederson errou de forma clamorosa, teria que ter exibido o cartão ao guarda-redes mas apenas o amarelo.

De acordo com as regras alteradas recentemente pela FIFA para o futebol, num caso de grande penalidade não deverá haver lugar à exibição do cartão vermelho, para que a equipa punida não o seja em duplicado. Soares Dias erro porque devia ter exibido um cartão a Ederson, mas apenas o amarelo.

SCP-SLB-07SCP-SLB-08SCP-SLB-10SCP-SLB-11

Num jogo com poucas oportunidades, o Sporting teve o jogo à sua mercê na segunda metade da partida, com Bas Dost a falhar golos com a baliza escancarada, perante um Benfica que segurou o empate, festejando-o no final, com todo o grupo de trabalho dos "encarnados" a felicitar o jovem Lindelof pelo golaço que marcou, na transformação do livre directo.

Fejsa foi o homem do jogo pela forma como arrumou o jogo da sua equipa, e o empate acabou por se justificar em absoluto num jogo que nada resolvem em termos de campeonato.

O Benfica terá agora que receber na próxima jornada a turma do Estoril Praia, enquanto que o Sporting irá ter um difícil compromisso na deslocação ao terreno do Sporting de Braga, isto numa altura em que faltam quatro jornadas para concluir o campeonato nacional de futebol.

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter 

SCP-SLB-12SCP-SLB-14SCP-SLB-15SCP-SLB-16SCP-SLB-18

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.