Sporting inicia I Liga a vencer o Aves (2-0)

Sporting inicia I Liga a vencer o Aves (2-0)

Em casa do Desportivo as Aves os “leões” garantiram um triunfo tranquilo no arranque da I Liga com dois golos de Gelson Martins

Aves-Sporting-001Gelson Martins foi o grande destaque do jogo que permitiu o arranque efectivo da I Liga portuguesa referente à época 2017/2018 e que ditou o primeiro triunfo do Sporting em jogo da jornada inaugural do campeonato disputado no terreno do Desporitvo das Aves perante uma das equipas que subiu ao primeiro escalão na última época. Apresentando cinco reforços contratados para este ano, o conjunto que viajou desde Alvalade até à Vila das Aves acabou por garantir um triunfo tranquiloperante um adversário que até deu boa conta de si, mas que acusou ainda alguma falta de entrosamento dos seus elementos, algo perfeitamente compreensível se tivermos em conta que da última época apenas um elemento manteve a titularidade num conjunto com uma dezena de reforços contratados para esta temporada.

PUB

Do lado do Desportivo das Aves, o técnico Ricardo Soares, também ele um "reforço" para esta equipa contratado ao Desportivo de Chaves, o “onze” inicial surgiu formado por Adriano Facchini enquanto guarda-redes, com Rodrigo, Diego Galo, Ponck e Nélson Lenho na linha defensiva, dois médios mais defensivos, Washington e Falcão, com a missão de fazer a ligação entre o quarteto da defesa e a linha média formada por Salvador Agra, Braga e Nildo, aparecendo como elemento mais adiantado Guedes para importunar o último reduto da turma visitante, ele que é, afinal, o único elemento que “transitou” da equipa do Aves da última época.

Quanto ao Sporting, o técnico Jorge Jesus apostou em alguns dos elementos que o clube contratou para esta temporada, formando então o primeiro "onze" da temporada com cinco reforços. Rui Patrício continua como titular entre os postes, agora “guardado” por um quarteto defensivo formado por Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão. Na linha média, e pelo menos enquanto o mercado de transferências não impuser a sua lei, William Carvalho e Adrien jogaram lado a lado no meio-campo onde surgiu também o "reforço" Bruno Fernandes, sobrando as acções ofensivas para Gelson e Acuña nos corredores laterais e o holandês Bas Dost como ponta-de lança.

Logo após o apito inicial do jogo dado pelo árbitro Tiago Rodrigues, o Sporting agarrou o comando do jogo e construiu as melhores oportunidades do jogo, com Bruno Fernandes a co-habitar com William e Adrien Silva, e com o extremo Acuña a assumir-se como um dos elementos que mais e melhor foi aparecendo a pensar o jogo ofensivo da turma de Alvalade.

À passagem dos 20 minutos Acuña obrigou Adriano Fachini a uma excelente defesa, com o guarda-redes do Aves a adiar o golo dos "leões" que viria a aparecer três minutos depois. O mesmo Acuña apareceu por esta altura a fazer um passe longo para Gelson Martins que, depois de bater Rodrigo Alves no confronto directo, encontrou espaço para o remate atirando a bola para o fundo da baliza à guarda de Fachini que, apanhado em contrapé, acabou por ser um pouco mal batido.

Aves-Sporting-002

O Sporting continuou a dominar, aqui e ali o Desportivo das Aves ainda tentou abeirar-se da baliza de Rui Patríci, que sobre o intervalo teve que se aplicar com duas boas defesas para impedir a festa do golo a Guedes. O Aves ainda acreditou, o técnico Jorge Jesus trocou Bruno Fernandes por Podence na tentativa de dar maior velocidade ao ataque dos "leões", e ao minuto 75 a estratégia do conjunto visitante voltou a dar frutos, com mais um golo de Gelson Martins. 

Battaglia, que entretanto havia entrado para o lugar de Adrien Silva ao minuto 65' , cruzou a partir do corredor esquerdo para o interior da área onde apareceu Diego Gallo a fazer um corte acrobático que resultou, afinal, numa assistência involuntária para Gelson Martins. Dentro da pequena área, o jovem avançado do Sporting dá conta de ser um dos melhores elementos deste conjunto de Alvalade e não perdoou a oferta, assinando o segundo golo que viria a fechar o resultado neste primeiro jogo do campeonato.

O Sporting acabou assim por garantir um triunfo tranquilo, conseguindo também desde já ser líder do campeonato numa primeira jornada que só irá terminar na próxima quarta-feira quando os outros dois "grandes" terão os respectivos jogos para disputar. Gelson Martins foi o homem do jogo, havendo ainda a destacar as boas exibições de Acuña e Battaglia.

texto: Jorge Reis
fotos: ©Twitter 

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.