Sporting goleia Steaua e segue para a Champions

Sporting goleia Steaua e segue para a Champions

Com uma exibição de luxo de Bruno Fernandes, os "leões" garantiram uma vitória por 5-1 em Bucareste seguindo adiante na Liga dos Campeões

170823-Steaua-SCP-06O Sporting venceu pela primeira vez em jogos da UEFA realizados na Roménia, e logo com uma goleada perante o Steaua de Bucareste por 5-1 , um resultado que permite a qualificação para a fase de grupos da milionária Liga dos Campeões depois das duas equipas terem empatado sem golos na primeira mão deste play-off, em Alvalade na passada semana. Bruno Fernandes, o médio que o Sporting foi contratar ao futebol italiano, foi o melhor elemento em campo mesmo sem ter apontado qualquer golo, isto porque foi ele quem mais fez pela construção dos lances que resultaram nos golos leoninos.

PUB

Com uma equipa que começou por surpreender pela não inclusão no "onze" inicial do holandês Bas Dost, surgindo no seu lugar o costa-marfinense Doumbia, com Rui Patrício entre os postes apoiado por Piccini, Coates, Mathieu e Coentrão como quarteto defensivo, Battaglia na posição seis do ausente William Carvalho, e um trio ofensivo formado por Bruno Fernandes, Adrien Silva e Gelson Martins atrás de Doumbia, o Sporting às ordens de Jorge Jesus permitiu uma entrada mais forte por parte do Steaua nas duas metades do jogo. Ainda assim, foi da turma de Alvalade o primeiro golo do jogo, apontado exactamente por Doumbia, o homem que entrara para surpreender e que, ao minuto 13, respondeu na perfeição a uma assistência de Acuña.

A vencer, esperar-se-ia do Sporting que agarrasse o jogo e partisse para a consolidação do triunfo mas a verdade é que seria o Steaua a recuperar e a fazer o golo da igualdade, através do brasileiro Júnior Maranhão, ao minuto 20', permitindo ao Steaua sonhar com a possibilidade de marcar mais um golo e passar para a frente da eliminatória. Até ao intervalo, porém, nenhuma das equipas voltaria a marcar e só na segunda parte voltaria a haver golos, mais quatro, todos apontados pela equipa de Jorge Jesus.

170823-Steaua-SCP-05170823-Steaua-SCP-01

Ao minuto 59, Jorge Jesus resolve finalmente fazer entrar no jogo o seu “homem-golo”, o holandês Bas Dost, e a verdade é que um minuto depois, mesmo sem intervenção do goleador "leonino", o Sporting fez mesmo o segundo golo, por Acuña, na resposta a um passe fabuloso de Bruno Fernandes, que começava por essa altura a abrir o livro. Quatro minutos depois, o mesmo Bruno Fernandes fazia nova assistência fatal, agora para Gelson Martins, que não perdoou faturando também para o 1-3 que resolvia por aquela altura quaisquer dúvidas que pudessem ainda existir em relação ao desfecho da eliminatória.

O Sporting estava em noite particularmente favorável e o resultado voltaria a sofrer novas alterações, primeiro ao minuto 75, num lance que começou uma vez mais em Bruno Fernandes, passando por Gelson Fernandes que serve Bas Dost para este assinar o quarto golo do Sporting, e depois já à beira do final, ao minuto 88, quando Battaglia aparece na recarga após um primeiro remate de Bas Dost defendido pelo guarda-redes Nita. O Sporting fechava assim o resultado num esclarecedor 1-5 favorável ao conjunto de Alvalade, que terá agora de esperar pelo desfecho do sorteio da fase de grupos Liga dos Campeões onde irá surgir no pote quatro, isto depois de ter "embolsado" quase 15 milhões de euros provenientes deste apuramento agora garantido.

O próximo jogo do Sporting será no próximo domingo, em Alvalade, frente ao Estoril Praia, referente à quarta jornada da I Liga.

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter 

170823-Steaua-SCP-04170823-Steaua-SCP-02

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.