Terá o Benfica perdido a época na Suíça?

Terá o Benfica perdido a época na Suíça?

A derrota pesada e humilhante em casa do Basileia por 5-0 poderá ter sido bem mais do que uma goleada sofrida pelos "encarnados"

SLBenfica-RuiVitoria-005A derrota humilhante do Benfica esta quarta-feira em Basileia, na Suíça, por 5-0, pode ter sido bem mais grave e ter hipotecado inclusivamente uma possível continuidade na Liga Europa . Afinal de contas, os "encarnados" já perderam com os dois clubes que estão na corrida directa pelos segundo e terceiro lugares no Grupo A da Champions, e admitirmos, em tese perfeitamente aceitável, que o Manchester United irá vencer o Grupo A, eventualmente somando por vitórias os jogos disputados, o que sobra para o Benfica é uma realidade bem negra.

PUB

Mas façamos contas: partindo princípio que o Benfica perde os próximos dois jogos com o Manchester United de José Mourinho, o que não é difícil de antecipar que assim seja, restará ao Benfica fazer seis pontos nos últimos dois jogos, respectivamente em casa frente ao Basileia e na Rússia perante o CSKA. O United somará por vitórias os seus jogos e segue tranquilo para a fase seguinte da Champions.

Acontece que o CSKA, que já somou três pontos exactamente ao derrotar o Benfica, se vencer os dois jogos com o Basileia, somará nove e ficará fora do alcance dos homens às ordens de Rui Vitória, que só poderão sonhar então mesmo com a Liga Europa. A luta directa, então, passará a ser feita entre o Benfica e este mesmo Basileia que goleou os "encarnados" nesta quarta-feira de má memória para o clube da Luz, e mesmo que a turma de Rui Vitória vença o Basileia será preciso uma noite gloriosa para que o tetracampeão nacional português consiga vencer por mais de 5-0, invertendo a vantagem que o conjunto suíço possui.

Ou seja, a goleada sofrida na Suíça, poderá não só ter afastado o Benfica da continuidade na Liga dos Campeões, como terá mesmo arredado as águias de um possível brilharete na Liga Europa, restando a Rui Vitória apostar todas as fichas nas competições internas e nomeadamente no campeonato da I Liga em busca do tão falado penta.

Acontece que o Benfica já deixou mais do que evidente que não está a conseguir encontrar argumentos para dar a volta por cima à presente "fase" que atravessa, e mais pontos perdidos poderá deixar a equipa de Rui Vitória com um atraso irrecuperável para os seus adversários directos, nomeadamente o FC Porto e o Sporting. E se é verdade que nada está ainda matematicamente perdido, o futebol é muito mais do que meros raciocínios lógicos e contas matemáticas, sendo que, a exemplo das leis de Murphy, quando as probabilidades das coisas correrem mal para o Benfica for grande, certamente que irão correr pior ainda.

A procissão do futebol ainda vai no adro, sem dúvida, mas os sinais são mais do que evidentes de que muita coisa vai mal no reino da águia, e a pretensão de tapar o sol com a peneira e a insistência na teoria de que a crise não é mais do que uma fase e que tudo irá passar, poderá ajudar a afundar ainda mais a realidade num pesadelo em relação ao qual o negro será enorme quando se lembrarem finalmente de acordar. Os sinais estão todos aí e só não vê quem não quer!

 

JorgeReis

 

Jorge Reis


Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.