Portugal bate Andorra por 2-0... venha a Suíça!

Portugal bate Andorra por 2-0... venha a Suíça!

A Selecção Nacional lusa garantiu um triunfo difícil com dois golos apontados apenas no segundo tempo face a um adversário que só defendeu

171007-Andorra-Portugal-01A Selecção de Portugal cumpriu o que lhe era exigido ao vencer este sábado a sua congénere de Andorra na nona jornada da fase de qualificação para o Mundial da Rússia em 2018 , uma vitória construída no segundo tempo com dois golos, o primeiro dos quais apontado pelo suspeito do costume, Cristiano Ronaldo, que entrou em campo apenas ao intervalo depois de ter sido poupado por Fernando Santos por estar "tapado" por cartões amarelos.

PUB

À partida para este jogo, a vitória era resultado obrigatório para a Turma das Quinas que precisa agora de vencer a Suíça, no último jogo desta fase, a realizar na próxima terça-feira no Estádio da Luz, naquele que será o jogo de todas as decisões.

Com seis jogadores "tapados" por cartões — se vissem um cartão amarelo ficariam de fora no jogo de terça-feira —, nomeadamente Cristiano Ronaldo, mas também Cédric, José Fonte, André Gomes, Quaresma e Gelson Martins, apenas estes dois últimos surgiram no "onze" inicial frente à selecção de Andorra, um adversário que se mostrou particularmente organizado a defender ainda que sem ideias nem grande ousadia ofensiva. De tal forma assim foi, aliás, que o guarda-redes Rui Patrício foi ao longo de todo o jogo deste sábado um simples espectador sem nunca ter sido chamado a intervir.

O seleccionador Fernando Santos apostou assim no guarda-redes leonino, mas também em Nelson Semedo, Pepe, Neto e Eliseu na defesa, Danilo, João Mário e Bernardo Silva na linha média, e ainda Gelson, André Silva e Quaresma. Com este "onze”, porém, e apesar de ter construído inúmeras oportunidades, a verdade é que Portugal não conseguiu faturar, acabando o jogo por chegar ao intervalo com um empate a zero que poderia indiciar um maior nível de preocupação para o grupo de trabalho da Selecção Nacional.

171007-Andorra-Portugal-02171007-Andorra-Portugal-03171007-Andorra-Portugal-04171007-Andorra-Portugal-05

Houve que mudar algo ao intervalo, Cristiano Ronaldo foi chamado ao jogo para o segundo tempo no lugar de Gelson Martins e ao minuto 63, finalmente, surgiu mesmo o golo que desbloqueou o "nulo" no marcador. Num lance em que Ronaldo foi colocado em jogo por uma tentativa de corte falhada por Lima, o defesa central de Andorra, o capitão da Turma das Quinas tirou o melhor partida da “borla” e não perdoou.

A perder, Andorra não desmontou a sua organização, manteve-se a jogar com linhas recuadas, e só perto do apito final do jogo foi possível a Portugal voltar a marcar, ao minuto 86, com André Silva a faturar. Cristiano Ronaldo fez um cruzamento longo à procura de Danilo, este assistiu André Silva no segundo poste e o avançado luso só teve que encostar para fechar o resultado final num triunfo por 2-0, difícil mas merecido.

171007-Andorra-Portugal-06171007-Andorra-Portugal-07171007-Andorra-Portugal-08

A Selecção de Portugal, que no primeiro jogo desta fase de qualificação perdeu o único jogo de todo o caminho realizado até agora, e logo frente à competente Suíça que, de então para cá, ganhou, tal como Portugal, todos os jogos que teve pela frente, terá agora que recuperar do atraso pontual vencendo exactamente frente a este mesmo adversário helvético, no Estádio da Luz, na próxima terça-feira.

O País acredita, os adeptos estão a postos, a confiança é total, pelo que venha então a Suíça que certamente cá estaremos todos para nos unirmos em redor da Turma das Quinas para uma vitória, afinal o único resultado que interessa para que não seja necessário ficarmos dependentes dos caprichos de um playoff a que Cristiano Ronaldo e seus pares certamente que não quererão ir. Depois, o Mundial da Rússia será a paragem seguinte... em 2018.

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter 

171007-Andorra-Portugal-09171007-Andorra-Portugal-10

171007-Andorra-Portugal-11171007-Andorra-Portugal-12

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.