Portugueses derrotados em todas as frentes

Portugueses derrotados em todas as frentes

Após as derrotas de FC Porto, Sporting e Benfica na Champions, também o Braga e Vitória de Guimarães perderam, agora para a Liga Europa

SpBraga-0001O futebol português viveu esta semana dias particularmente negativos ao ver todos os clubes lusos presentes nas competições da UEFA derrotados na terceira ronda da fase de grupos das respectivas competições, nomeadamente a Liga dos Campeões, mas também a Liga Europa.

PUB

Primeiro foi o FC Porto a ser derrotado na Alemanha, frente ao Leipzig, num jogo que ficou marcado pela titularidade do guarda-redes José Sá no lugar do habitual titular Iker Casillas. Depois, também Sporting e Benfica perderam os respectivos compromissos, em jogos da mesma competição, frente a Juventus e Manchester United.

Quando se esperaria que na Liga Europa pudessem ser conquistados alguns pontos para Portugal, eis que também o Sporting de Braga, a jogar em casa na recepção aos búlgaros do Ludogorets, e o Vitória de Guimarães, em França na visita ao Marselha, acabaram ambos derrotados nos seus compromissos.

Na verdade, a jornada europeia desta semana foi das piores até agora registadas no futebol português, e nem o Sporting de Braga, que jogava em casa e vinha até agora a assinar uma excelente presença na Liga Europa, conseguiu somar pontos para o futebol português, acabando surpreendido no seu próprio recinto frente a um conjunto búlgaro que se mostrou eficaz num jogo em que mereceu claramente os três pontos.

Aos 26 minutos, Moti fez o primeiro golo para o conjunto búlgaro, na sequência de um pontapé de canto em que o jogo ofensivo do Ludogorets foi superior. Depois, já no segundo tempo, quando se esperaria que o Sporting de Braga chegase ao golo, o central Raul fez mesmo o segundo golo do jogo, mas na própria baliza, acabando por desviar a bola para dentro da baliza à guarda de Matheus depois de um primeiro remate ao poste por parte dos homens do Ludogorets.

SpBraga-0002SpBraga-0004SpBraga-0003

A perder por 0-2, o Sporting de Braga não conseguiu regressar ao jogo, acabando assim por consentir uma derrota que poucos esperariam na Liga Europa. Num jogo em que o guardião brasileiro Renan, do Ludogorets, foi o melhor elemento em campo, o Sporting de Braga perdeu a liderança no Grupo C onde possui agora seis pontos, menos um do que os sete pontos que possui este mesmo conjunto búlgaro do Ludogorets.

Os alemães do Hoffenheim somam três pontos, enquanto que a turma turca do Istambul tem apenas um ponto, curiosamente somado no empate a que obrigou os búlgaros do Ludogorets.

Quem também não teve uma quinta-feira fácil foi a formação do Vitória de Guimarães, que viajou até ao sul de França para defrontar o Marselha. Curiosamente até foi a formação vimaranense a adiantar-se no marcador, com um golo do avançado Rafael Martins logo aos 17' minutos. Só que o Marselha não acusou o golo, manteve o domínio da partida, e acabou mesmo por dar a volta ao marcador.

VitGuimaraes-0001VitGuimaraes-0002VitGuimaraes-0003

Assim, aos 28 minutos, o Marselha repôs a igualdade com um golo do médio argentino Lucas Ocampos. O Marselha justificava até então a igualdade e rapidamente passou a justificar o virar do resultado, algo que só conseguiu no entanto já na segunda metade da partida, aos 76 minutos, num golo marcado pelo médio francês Maxime Lopez, curiosamente assistido para o golo por Ocampos, o marcador do primeiro golo da turma francesa.

Claramente superior ao longo de todo o jogo, o Marselha acabou assim por virar um resultado que começou por lhe ser desfavorável, vencendo o jogo por 2-1 e somando mais três pontos, para o segundo lugar do Grupo I em que se encontra com seis pontos, menos um do que o líder Salzburgo, com sete pontos. Na terceira posição deste Grupo I encontra-se o Konyaspor com três pontos, sobrando a quarta e última posição para o Vitória de Guimarães, com apenas um ponto.

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.