Bas Dost decisivo em triunfo do Sporting

Bas Dost decisivo em triunfo do Sporting

O vídeo-árbitro anulou (e bem) um golo a Bruno Fernandes mas não viu o posicionamento irregular do holandês no golo decisivo

RioAve-Sporting-003Quando Bas Dost fez o golo para o Sporting ao minuto 85, o técnico Jorge Jesus e os seus pupilos terão respirado de alívio depois de todo um jogo em que o Rio Ave quase não deu espaços para liberdades à turma de Alvalade. Antes do lance do golo já os adeptos do Sporting haviam celebrado um golo, apontado por Bruno Fernandes e entretanto anulado pelo vídeo-árbitro, já que o médio leonino estava a tentar sair de posição irregular mas não o fez a tempo.

PUB

Depois, Bas Dost fez o golo que viria a decidir a entrega dos três pontos, com um cabeceamento certeiro em resposta a um cruzamento de Battaglia. A bola ainda bateu no poste mas entrou, e ninguém deu conta, nem o vídeo-árbitro, que no momento em que o médio italiano fez o cruzamento o avançado holandês estava ligeiramente adiantado relativamente ao último defesa vilacondense, o que deveria ter permitido manter o empate sem golos.

Erros de arbitragem à parte, a verdade é que o empate até teria sido o resultado que melhor poderia espelhar o que se passou dentro das quatro linhas do relvado de Vila do Conde, onde o guarda-redes do Sporting, Rui Patrício, acabou por ser um dos melhores elementos em campo, revelando-se determinante na defesa do triunfo dos de Alvalade com meia dúzia de defesas de grande qualidade.

RioAve-Sporting-002

Não fosse a inspirada noite de Rui Patrício e o golo de Bas Dost e a verdade é que a bem montada estratégia do Rio Ave teria conseguido roubar pontos ao Sporting, acabando este por vencer e subir, ainda que à condição, à liderança do campeonato da Liga NOS, ficando agora à espera daquilo que os “dragões” possam vir a fazer amanhã, sábado, na visita ao Estádio do Bessa para o derby da cidade Invicta entre FC Porto e Boavista.

Bruno Fernandes, Bas Dost e, sem qualquer dúvida no topo, Rui Patrício, foram os melhores jogadores em campo por parte da turma do Sporting, frente a um Rio Avem em que se destacaram Rúben Ribeiro ou o médio colombiano Óscar Barreto. Menos bem na turma vilacondense esteve o avançado Guedes, ele que por duas vezes, com a baliza do Sporting à sua mercê, não conseguiu ser eficaz como viria a ser o Sporting pouco depois.

Acabou assim o Sporting por somar os três pontos, podendo agora apontar baterias para o jogo da próxima terça-feira, quando entrar em campo em Turim para defrontar a poderosa Juventus, em jogo da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter 

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.